E-mail:
comercial@qualimaking.com

Telefone:
929243600

Endereço:
Av. da Liberdade, nº 615, 1º 4710-251 Braga

A Fundação

Decidi fundar esta empresa  para:

  1. Aplicar no desenvolvimento dos seus produtos o conhecimento teórico e empírico que colhi como investigador na área da sociologia das organizações e do trabalho e como consultor (da gestão qualidade, da gestão dos recursos humanos e da comunicação organizacional) 
  2. Disponibilizar produtos baseados em quatro elementos fundamentais – cadeia de valor, ciclo plan-do-check-act, ‘lean management’ e sustentabilidade organizacional.

O conhecimento (teórico e prático, explicito e tácito) influencia os modos de ver as realidades e anima a vontade performativa de as melhorar. Por isso, o nosso foco está na melhoria organizada potenciadora e na criatividade disciplinada libertadora. Só assim poderemos acompanhar quem connosco quer caminhar.

Toda a inovação começa numa insatisfação e numa ideia transformadora.

ATRIBUTOS DOS PRODUTOS

Os nossos produtos têm atributos que valorizam uma abordagem holística da organização. Concretamente:

  • Abrangem todos os processos e conteúdos funcionais.
  • Simplificam e racionalizam as atividades para facilitar o desempenho.
  • Integram as tarefas de planeamento, execução, monitorização e melhoria.
  • Sincronizam diversas operações para prevenir falhas, omissões e desperdícios.
  • Potenciam os recursos alocáveis às operações.
  • Sistematizam o desempenho organizacional.

A sistematização implica uma ordem de iteração (entre processos) e de interação (entre pessoas).

CONSULTORIA E COMUNICAÇÃO

A construção e implementação de um SGQ é mais fácil se suportada numa plataforma informática assente numa abordagem holística e orientada para dado referencial normativo.

A construção organizacional é processo coletivo e progressivo

Porém, um produto (tangível ou intangível) é mais do que o somatório das operações mais ou menos complexas que executa, pois ele também é o uso que dele os seus utilizadores fazem. Esta realidade conduz à seguinte conclusão – nenhum produto existe fora da significação de quem o utiliza.

Por isso:

  • A comunicação é fundamental para estimular a conformidade com os requisitos de referenciais normativos;
  • Os processos de comunicação afetam o valor do trabalho.
  • A comunicação é trabalho de equipa.
  • A comunicação merece a maior atenção na emissão e receção de mensagens.

Com efeito, os/as consultores/as que connosco trabalham/queiram trabalhar têm adequada formação em semiótica.

A comunicação organiza a ação coletiva

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Recentemente, enquanto académico, criei um projeto de investigação designado ‘gestão da qualidade (GQ) e gestão de recursos humanos (GRH). A sua criação é baseada nos seguintes pressupostos:

  • As organizações assentam em trabalho intensivo ou em capital intensivo, consoante os mercados em que operam e a natureza funcional das suas unidades orgânicas;
  • Todas as organizações e suas unidades orgânicas possuem uma cadeia de valor e esta tem de ser totalmente considerada no modelo de gestão.
  • A GQ integra actantes humanos e não humanos e essa integração é fundamental ao desempenho organizacional.
  • A GQ e a GRH são mediadoras desse desempenho.
  • O desempenho é produto dos processos de participação ativa e convergente, reprodutiva e criativa, responsável e cooperativa.

Os limites da inovação e desenvolvimento organizacional são os limites do conhecimento e da imaginação cooperativa.

No âmbito deste projeto, no setor social, já foi concluída uma tese de mestrado sobre os impactos da certificação de SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) na GRH (Gestão de Recursos Humanos), a qual adotou o método de inquérito por questionário. Está a iniciar um projeto de doutoramento sobre a potenciação da certificação dos SGQ para a eficácia e eficiência organizacional, incluindo a GQ, a GRH e o modelo LT (Lean Thinking). Este projeto tem natureza teórico-prática, sendo realizado com base no método da investigação-ação. Produzirá conhecimento consistente sobre como transformar as organizações do setor social em organizações sustentáveis com base nas políticas, processose práticas de GQ e de GRH. Encontra-se em fase final a investigação sobre a comunicação organizacional em empresas dotadas de SGQ certificados